Artigos

Benefícios do chocolate

Benefícios do chocolate

Chocolate não é só uma delícia. O seu consumo moderado também oferece benefícios para a saúde. A dica é quanto mais cacau na fórmula, melhor.

Uma das grandes razões que fazem o chocolate ser tão consumido, é que ele, entre outras coisas aumenta a produção de serotonina, é uma substância ligada à sensação de prazer.

Além de elevar os níveis de serotonina, também elevam-se os teores de endorfinas, o que explica a tal sensação de prazer citada por seus consumidores.

Um dos benefícios do chocolate é fornecer energia ao organismo porque ele é rico em calorias, mas existem diferentes tipos de chocolate e sua composição pode mudar muito.

Estudos mostram que o consumo do chocolate amargo melhora o fluxo arterial e faz bem à saúde cardiovascular por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos. Ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim).

O chocolate amargo pode reduzir os danos cerebrais após um acidente vascular cerebral, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Os cientistas descobriram que um composto chamado epicatequina protege as células nervosas.  Rico em gorduras do bem, que são verdadeiros combustíveis para o bom funcionamento do cérebro o chocolate pode melhorar a memória e as funções motoras.

Para ter todos os benefícios do chocolate amargo basta comer um quadradinho de chocolate amargo ou meio amargo, que são cerca de 10 g por dia.

Rico em antioxidante, vitaminas A e do complexo B, o chocolate ajuda a neutralizar os radicais livres do organismo que, quando elevados, podem provocar danos celulares relacionados ao processo de envelhecimento. É por isso que o doce também é usado em cosméticos com efeito regenerador, antirrugas e antienvelhecimento.

Atenção para as versões diet e light. O Chocolate Diet não contém açúcar,  logo a quantidade de gordura é maior pra manter a consistência, logo, para os diabéticos é mais indicado, já para quem quer perder peso não há vantagem nenhuma. O Chocolate Light tem redução de 25% a 75% de gordura ou açúcar na sua composição. Lembrando que quem pretende perder peso e manter o chocolate na alimentação, optar pelas versões amargos, sendo assim com maiores níveis de cacau na preparação.

Comentários

Você também vai gostar