Os diferentes tipos de batata

Os diferentes tipos de batata

A batata é originária do Peru e era desconhecida dos europeus até o descobrimento da América. Existem mais de 200 variedades de batatas na América andina. No mundo todo, são em torno de 3 000 tipos. Ela é cultivada há mais de 7 000 anos. A batata foi levada à Europa se tornando a base alimentar de ingleses, holandeses e alemães.

A batata é o quarto alimento mais consumido do mundo, atrás do milho, do trigo e do arroz. O maior produtor mundial de batata é a China, seguida de Rússia e Índia. Apesar do largo consumo em nosso país, o Brasil sequer aparece entre os 10 maiores produtores.

Uma das preparações mais produzidas, a batata frita, foi inventada por um médico francês no século XVIII, para servir num jantar em homenagem ao norte-americano Benjamin Franklin. Talvez seja por isso que ela é chamada de French fries nos Estados Unidos.

Batatas Hasselbeck

Ingredientes:

4 batatas grandes e compridas

Bacon fatiado a gosto

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Azeite a gosto

Modo de preparo:

Faça cortes transversais na batata com cerca de dois centímetros de largura. Os cortes não devem atravessar toda a batata, mas ir até no máximo um centímetro da base.

Preencha o espaço entre os cortes da batata com o bacon fatiado. Acrescente sal e pimenta-do-reino a gosto. Finalize com azeite e leve ao forno médio por, pelo menos 40 minutos, ou até dourar.

 

 

Comentários

Você também vai gostar