Conheça o Pinhão

Conheça o Pinhão

Com a chegada do frio e das festas juninas, o pinhão um alimento tradicional da região sul do país, surge na mesa em diversas receitas ou simplesmente sozinho.

O pinhão é a semente de uma árvore brasileira: a Araucaria angustifolia. Na verdade, o fruto do pinheiro é a pinha, onde encontramos a semente, isto é, o pinhão.

No Paraná, as araucárias eram tão abundantes que originaram até o nome da capital do Estado, Curitiba. A palavra “curi” vem do tupi e significa pinheiro, já a palavra “tiba” significa muito, abundância. Daí o nome Curitiba ou muitos pinheiros.

No período das festas juninas, o pinhão é consumido cozido e muitas vezes assados na brasa. Porém pode ser utilizado em diversas receitas, a mais tradicional é o “Entrevero de Pinhão”. Também pode ser preparado com legumes, pode ser feito farinha e utilizado em preparo de massas de pães e bolos e em farofas.

Dicas e Curiosidades

Para quem pratica exercício físico, também é considerado um ótimo alimento para diminuir fadiga muscular, por ser rico em magnésio, cálcio, fósforo e ferro.

Por ser rico em vitaminas K e E e outros antixoxidantes, ajuda na saúde cardiovascular, tem ação antioxidante e anti-envelhecimento precoce e estimula o sistema imunológico.

Auxilia na saúde ocular, contém luteína, um antioxidante que melhora e previne algumas doenças dos olhos.

Receita: Moqueca de Peixe com Pinhão e Banana da Terra

Ingredientes:

400 gramas de filé de peixe (com consistência firme.

2 colheres de sopa de cebola picada

3 colheres de sopa de tomate maduro picado

2 dentes de alho picado

50 ml de azeite

200 gramas de pinhão cozido e descascado

2 unidades de banana da terra bem madura

200 ml de água

Sal à gosto

Pimenta à gosto

Coentro à gosto

1/2 unidade de limão (suco)

Modo de preparo:

Aqueça a panela, coloque o azeite, em seguida a cebola, o alho e deixe fritar bem. Em seguida, coloque o tomate, refogue bem e junte o peixe cortado em cubos.
Coloque o pinhão partido ao meio, junte a água, tempere com sal e pimenta e deixe levantar fervura e cozinhar por 10 minutos. Adicione a banana madura cortada em rodelas, deixe cozinhar por 2 minutos, adicione o suco de limão e coentro. Se preferir pode fazer a banana à milanesa e servir junto, ao invés de adicionar à moqueca.

Comentários

Você também vai gostar