Artigos

Benefícios da Chia e da Linhaça

Benefícios da Chia e da Linhaça

Com o intuito de tornar a alimentação mais saudável, as sementes como chia, linhaça, de girassol, gergelim, entre outras, estão cada vez mais presentes nas refeições do dia a dia. Incluir esses alimentos na rotina é uma estratégia muito válida quando se quer aumentar quantidade de fibras, antioxidantes e nutrientes benéficos à saúde.

A linhaça é uma ótima aliada na saúde das mulheres, pode amenizar sintomas da menopausa, insônia e variações de humor. Além de auxiliar a manter equilibrado o nível de hormônios, evita o mal desempenho da glândula tireóide e contém nutrientes indispensáveis para a saúde do cérebro.  Rica em lignina, uma fibra insolúvel que ajuda no transito intestinal, também é fonte de ômega 3, vitamina B6, ácido fólico, cobre, magnésio, manganês e fósforo.

Já a chia possui propriedades que equilibram funções digestivas e cardiovasculares. Quando hidratada, vira um gel que quando ingerido, proporciona uma maior sensação de saciedade, o que pode ajudar no emagrecimento. É fonte de ômega 3, cálcio, magnésio, fósforo, proteína, fibras e antioxidantes que mantém o organismo saudável.

Também são benéficas para as dietas de controle dos níveis de colesterol no sangue e, por não conter glúten, o seu consumo é liberado para celíacos ou intolerantes a este componente. Essas sementes podem ser consumidas de diversas formas; enriquecendo pães, bolos e tortas ou até mesmo incrementando preparações como  molhos, sucos, saladas, iogurtes e frutas.

 

Pudim de manga com chia

Ingredientes:

200ml de leite de coco
3 colheres de sopa de semente de chia
2 colheres de sopa de coco ralado fino
1 colher de sopa de melaço de cana ou açúcar mascavo ou demerara
1 e ½ xícaras de manga picadas

Modo de preparo:

Num recipiente de vidro junte o leite de coco, a semente de chia, o coco ralado e o melaço de cana. Mexa bem com uma colher e deixe na geladeira por pelo menos 6 horas. Monte camadas da chia com leite de coco e cubos de manga em copos ou tigelinhas individuais.

Comentários

Você também vai gostar