Artigos

Comidas leves no verão fazem bem para a saúde

Comidas leves no verão fazem bem para a saúde

Com o calor do verão, receitas mais leves acabam sendo a escolha de muitos para tentar se refrescar e usar alimentos da estação. Da tradicional saladinha ao delicioso sorvete, receitas leves são sempre ótimas opções para o verão.

Sintomas como moleza, fadiga e digestão lenta, são mais comuns desta época do ano, além do aumento da eliminação de líquidos através do suor. Por conta desses fatores, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. As refeições que fazemos podem determinar se passaremos o dia bem dispostos ou não.

Começando pela hidratação, o consumo de água é muito importante em qualquer estação do ano, e no verão muito mais, pois a perda de líquidos é maior. Beber água é a orientação mais dita, mas sucos, chás gelados, smoothies e água aromatizada também auxiliam na hidratação. Frutas e legumes também auxiliam no processo de hidratação e reposição de nutrientes.

Cuidado com a segurança alimentar dos alimentos! Molhos, massas e derivados do leite, possuem maior facilidade de se deteriorarem. Atenção na temperatura das saladas cozidas (legumes e grãos). Alimentos expostos a temperatura ambiente por tempo prolongado, não devem ser consumidos, evitando possíveis desconfortos gastrointestinais.

Insira fibras no cardápio! Elas são responsáveis por promover maior saciedade e melhor funcionamento do intestino. Consuma frutas e vegetais crus. As saladas cruas contém fibras que ajudam na digestão. Evite consumir temperos industrializados, opte pelos naturais. Lembrando também que o sal deve ser utilizado com moderação. Seu excesso pode causar alterações na pressão arterial, retenção de líquido, inchaços e celulite.

Frituras, gorduras, milanesas, molhos à base de maionese, devem ser consumidos com muito cuidado, além de serem prejudiciais à saúde consumidos em excesso, no verão podem causar desconfortos abdominais.

Aposte nas sobremesas! Frutas, sorvetes, são sempre lembrados, mas opte por opções menos calóricas e mais saudáveis. Atualmente muitas marcas já trabalham com sorvetes naturais, usando 100% de fruta.

Comentários

Você também vai gostar