Ovo de Páscoa

Ovo de Páscoa

O ovo de chocolate ou ovos de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento.

A chegada dos ovos de chocolate aconteceu bem depois, mais precisamente no século XVIII criado pelos franceses. Com essa mudança, o presente que era simbólico passou a ser consumido, e se tornou com o passar do tempo uma tradição forte em inúmeros países. Anualmente é possível encontrar ovos de páscoa inovadores, de diferentes sabores, recheados, e coloridos.

Dica de receita

Ovo de Páscoa Caseiro

Ingredientes :

500 g de chocolate ao leite ou meio amargo                            1 forma para ovo de chocolate de 1 kg

Modo de preparo

Quebre o chocolate em pedaços pequenos e transfira para uma vasilha de vidro.

Derreta o chocolate no micro-ondas em intervalos de 30 segundos, mexendo bem com uma espátula a cada intervalo para o chocolate derreter por igual.  Quando o chocolate tiver derretido, despeje-o sobre uma superfície e limpa e lisa. Com a espátula, faça movimentos circulares no chocolate derretido para que ele esfrie. Quando o chocolate estiver em temperatura ambiente, retorne-o para a vasilha de vidro.

Usando um pincel de cozinha ou uma espátula de silicone, forre a parte interna de uma das formas com chocolate. Leve a forma à geladeira por 10 minutos. Retire da geladeira e repita mais uma camada de chocolate por cima. Deixe esfriar na geladeira novamente por 10 minutos, retire da geladeira e faça outra camada por cima. Desta vez, deixe a forma na geladeira por 15 minutos até o chocolate ficar bem firme. Repita este processo com a outra metade da forma.

Retire as duas formas da geladeira e, com uma faquinha afiada, apare o excesso de chocolate das bordas das formas. Desenforme os ovos de chocolate colocando as formas de cabeça para baixo sobre uma superfície limpa e lisa. Faça uma leve pressão com as mãos na parte superior da forma até o chocolate sair todo sozinho.

Apare as bordas, se necessário, para que as duas metades possam se fechar para formar um ovo.

Comentários

Você também vai gostar