Suplementos Alimentares

Suplementos Alimentares

É perceptível o aumento da utilização dos suplementos alimentares, muito se deve ao fácil acesso para compra desses produtos e quase sempre a garantia de efeitos milagrosos, principalmente nas academias. Mas será que todos que consomem os suplementos realmente precisam deles? Será que essa necessidade não pode ser suprida somente com a alimentação?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que é o órgão responsável por regulamentar o uso destes produtos, suplementos vitamínicos e ou de minerais são alimentos que servem para complementar com estes nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde apenas a alimentação seja insuficiente ou quando a dieta requer suplementação por alguma necessidade específica.

A suplementação também é muito utilizada pelos praticantes de atividade física. Porém, a ANVISA determina que suplementos alimentares podem ser consumidos por atletas profissionais, ou seja, praticantes de exercício físico com objetivo de especialização, desempenho máximo e participação em esporte com esforço muscular intenso.

A orientação de um médico ou nutricionista é fundamental pois, ele irá analisar algumas condições do individuo como: a qualidade da dieta, demanda fisiológica específica (gestação ou lactação), estado nutricional deficiente (visto em exames) e etc. Caso nenhuma dessas condições se apliquem ao paciente, os nutrientes devem ser provenientes da alimentação que deve ser sempre variada e com pratos coloridos. Desta forma, você evitará deficiência de nutrientes e a própria alimentação será a responsável pelo bom funcionamento do seu organismo.

Comentários

Você também vai gostar