Ação de sustentabilidade – Minimalismo

Ação de sustentabilidade – Minimalismo

Vivemos numa época de alto consumo, nem sempre trazendo benefícios para as pessoas. Na contramão desse processo, com a intenção de promover ações de conscientização sobre sustentabilidade de forma global, a LC Restaurantes promoveu um evento interativo na sua sede administrativa, que aconteceu no dia 25/07 envolvendo todos os departamentos.

A ideia do formato do evento surgiu da necessidade de aumentar o engajamento das pessoas em torno das ações já realizadas pelo Comitê de Sustentabilidade, e também para que fosse um momento de informação com a participação dos colaboradores de forma divertida e descontraída. A empresa Arte da Tribo mostrou seu portfólio de personagens e a Da. Jacira se encaixou perfeitamente para ser o “veículo da mensagem” a ser passada.

Com base em storytelling, criou-se uma história fictícia na qual a Da. Jacira era mãe de um dos colaboradores da LC, indo até lá para levar o lanche que ele havia esquecido em casa. Aparecendo de surpresa, visitou todos os departamentos, levando as orientações da ação como se estivesse orientando o seu filho, o que deixou a experiência muito divertida e instrutiva.

O consumo minimalista orienta a utilização máxima de cada item, contribuindo ainda com o compartilhamento entre as pessoas.

O desdobramento desse comportamento pode acontecer em todas as esferas da nossa vida: casa, trabalho, lazer, alimentação e onde mais imaginar. No trabalho, imagine seu porta-caneta cheio, sendo que você precisa apenas de uma para realizar as tarefas, por que acumular? Divida com os seus colegas. Ter nas gavetas o que é de uso freqüente, evitando assim compras e perdas desnecessárias, são alguns exemplos de fácil aplicação que tem resultados em curto espaço de tempo, com ambientes mais limpos visualmente e mais agradáveis ao convívio, além de proporcionar economia na aquisição de materiais desnecessários.

Em casa, pequenas economias feitas a partir do consumo minimalista podem proporcionar a realização de sonhos, como uma viagem ou compra de um bem.

Antes de ir embora, a Da. Jacira deixou um recadinho para todos:

“Tem mais do que precisa? Compartilhe com o próximo, e antes de comprar veja se realmente precisa daquele item.”

Comentários

Você também vai gostar