Artigos

A CASTANHA MILAGROSA

A CASTANHA MILAGROSA

Castanha de Baru 

Uma iguaria saborosa e nutritiva,  tem chamado a atenção dos brasileiros. É a castanha de baru, semente que traz inúmeros benefícios para a saúde.
Com potencial antioxidante, seu consumo também auxilia no combate à anemia, aos processos inflamatórios e doenças como diabetes, hipertensão e artrite. Por ser rica em Ômega 6 e 9, o uso desta leguminosa na alimentação ajuda a regular os níveis de glicose e favorece a redução do colesterol ruim (LDL).

O Baru é nativo do cerrado brasileiro e das faixas de transição da Mata Atlântica para o cerrado. É encontrado em Minas Gerais (Triângulo Mineiro), São Paulo (norte do estado), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. E também na Bolívia, Paraguai e Peru.

A castanha de Baru não pode ser consumida crua, devido ao alto teor de tanino, que torna o Baru indigesto. Elas devem ser torradas até ficarem coradas.

Para o consumo da Castanha de Barú, assim como qualquer outra da família das oleaginosa, o ideal é tosta-las levemente por 10 a 15 minutos no forno. Para que assim seja possível eliminar os fatores anti nutricionais e aproveitar melhor seus benefícios. Estudos científicos indicam que o consumo de 20g ao dia é capaz de colaborar com a melhora do perfil cardiovascular, mais lembrando que sempre associado aos hábitos saudáveis!

 

Pesto com castanha de baru

 Ingredientes

* 50g de castanha de baru torradas e descascadas

* 2 maços de manjericão

* 50g de queijo de minas curado ralado

* azeite de oliva extra virgem

* sal

 

Como fazer

Triture as castanhas de baru no liquidificador, usando a função “pulsar” * lave bem as folhas de manjericão, separando dos cabinhos mais grossos, e coloque no liquidificador.

Adicione 4 colheres de sopa de azeite e misture tudo, usando a função “pulsar” do aparelho.

Coloque junto o queijo ralado, mais azeite e volte a misturar.

Adicione azeite até conseguir que o liquidificador bata o conteúdo sem muita dificuldade, mas sem deixar muito líquido.

Adicione sal a gosto

Comentários

Você também vai gostar