Artigos

Diferença entre Pancetta e Bacon

Diferença  entre Pancetta e Bacon

Uma grande confusão que se faz é considerar a pancetta como o  bacon Italiano.

Apesar de serem produzidos do mesmo corte – a barriga suína, e de terem sabores próximos, não se podem dizer que a pancetta é o mesmo que o bacon.

A pancetta é originaria da Itália, e é um embutido que consiste na barriga de porco que foi curada com sal.  Já o bacon, apreciados pelos Americanos e Brasileiros, é também feito com a barriga de porco, mas além de curado, ele é defumado e esta é a grande diferença entre os dois produtos

A pancetta ou barriga, praticamente toda a parte de baixo suíno, retirando o pernil. É um corte com pele, uma camada de gordura e uma camada de carne. Estas lâminas de gordura e carne conferem um sabor fantástico e também muita unidade.

Este corte oferece muita gordura e pouca carne. Observe um equilíbrio entre gordura e carne no momento da compôr, para que o resultado final seja mais saboroso.

Opções de preparo

Em geral, seu preparo e feito em longos períodos em baixa temperatura para se conseguir como resultado final uma carne macia e muito suculenta

A barriga do porco pode ser refogada, assada e até mesmo frita. É muito apreciada também para uso em churrascos mas, sem dúvida, sua principal forma de preparo é assada lentamente.

Barriga do porco, um corte versátil

Tendo ganhado espaço na alta gastronomia, a barriga suína é, n opinião de muitos cozinheiros, o corte mais saboroso.

De sabor leve e delicado, a barriga é também muito versátil, pois dela são feitos outros preparos tradicionais em culinárias como a Italiana.

No Brasil, ambas as versões são comuns e muio usadas na nossa gastronomia. A mais conhecida delas esta na nossa icônica feijoada que leva pedaços generosos dentro e fora do caldo do feijão.

Comentários

Você também vai gostar