Intolerância e Alergias Alimentares

Intolerância e Alergias Alimentares

Segundo a ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), a Alergia Alimentar é uma reação adversa a um determinado alimento Envolve um mecanismo imunológico e tem apresentação clínica muito variável, com sintomas que podem surgir na pele, no sistema gastrintestinal e respiratório. As reações podem ser leves com simples coceira nos lábios até reações graves que podem comprometer vários órgãos. A Alergia Alimentar resulta de uma resposta exagerada do organismo a determinada substância presente nos alimentos.

Estima-se que as reações alimentares de causas alérgicas acometam de 2-3% dos adultos. Qualquer alimento pode desencadear reação alérgica. No entanto, leite de vaca, ovo, soja, trigo, peixe e crustáceos são os mais envolvidos. A sensibilização a estes alimentos (formação de anticorpos IgE) depende dos hábitos alimentares da população.

A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o organismo tem quando está em contato com o alimento. Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados. Já na intolerância alimentar o alimento não é digerido corretamente e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastrointestinal. A intolerância alimentar é muito mais frequente e pode afetar qualquer individuo sem história familiar.

Vanessa Caluete
Nutricionista Clínica

Comentários

Você também vai gostar