Sem categoria

Sementes funcionais: Benefícios da Chia & Linhaça

Sementes funcionais: Benefícios da Chia & Linhaça

Há algum tempo, o uso de sementes vem se destacando na alimentação mundial. Com o intuito de incluir benefícios, acrescenta-se nas receitas sementes como chia, linhaça, sementes de girassol, gergelim, entre outros.

Incluir esses alimentos na rotina alimentar é uma estratégia muito válida quando se quer aumentar quantidade de fibras, antioxidantes e nutrientes benéficos à saúde.

A linhaça contém nutrientes indispensáveis para a saúde do cérebro. Em mulheres pode amenizar sintomas da menopausa, insônia e mudanças de humor. Também auxilia a manter equilibrado o desempenho de hormônios, evitando um mal desempenho da glândula tireóide.

Rica em lignina, uma fibra insolúvel, tem como ação aceleram o transito intestinal. Fonte de ômega 3, vitamina B6, ácido fólico, cobre, magnésio, manganês e fósforo.

A chia possui propriedades que auxiliam um melhor desempenho no nosso organismo. Equilibram funções digestivas e cardiovasculares. Ela absorve uma grande quantidade de água, e formando um gel, uma emulsão, quando as sementes se hidratam e incham, que dá uma grande sensação de saciedade. É este seu efeito, que outras sementes também fazem, o que pode ajudar no emagrecimento, entretanto, precisa consumir muita água para não ocorrer o processos contrário e promover prisão de ventre.

Fonte de ômega 3, cálcio, magnésio, fósforo, proteína e fibra, promove uma boa digestão e antioxidantes que mantém o organismo saudável.

Também são benéficas para as dietas de controle dos níveis de colesterol no sangue, possivelmente atingindo uma redução eles. Estas sementes não contêm glúten e a sua ingestão é possível aos que sofrem de doença celíaca ou intolerância a este componente dos cereais.

Essas sementes podem ser consumidas de diversas formas; podem compor alguma receita enriquecendo pães, bolos e tortas ou até mesmo incrementar preparações como  molhos, sucos, saladas, iogurtes e frutas por exemplo.

Pudim de manga com chia

Ingredientes:
200ml de leite de coco
3 colheres de sopa de semente de chia
2 colheres de sopa de coco ralado fino
1 colher de sopa de melaço de cana ou açúcar mascavo ou demerara
1 e ½ xícaras de manga picadas

Modo de preparo:

Num recipiente de vidro junte o leite de coco, a semente de chia, o coco ralado e o melaço de cana. Mexa bem com uma colher e deixe na geladeira por pelo menos 6 horas. Monte camadas da chia com leite de coco e cubos de manga em copos ou tigelinhas individuais.

Comentários

Você também vai gostar